11 novembro 2011

os outros que somos




NUNCA antes, em sua breve história, a humanidade vivenciou mudanças tecnológicas e culturais tão rápidas e dramáticas; e nunca antes esteve o ser humano exposto a tantas – e tão desencontradas – informações e influências culturais. Quais as consequências disso para a sociedade como um todo, e para cada indivíduo? Há aí um risco para o senso de identidade e segurança emocional, ou para a saúde mental dos indivíduos que viajam rumo ao desconhecido nesta grande espaçonave Terra?

É disto que trata Os outros que somos: dilemas da identidade contemporânea, livro de estréia do médico psiquiatra e psicoterapeuta Ercy Soar. O livro discute a identidade, em cuja formação as influências sociais (“os outros”) ocupam um lugar essencial; e especificamente a identidade na sociedade contemporânea, na qual os outros se dissolvem, se multiplicam, se contradizem, se sobrepõem, de tal sorte que o indivíduo pode ver-se atrapalhado e sem referências seguras. Se por um lado o sujeito contemporâneo está mais informado, por outro lado tem menos certezas. Pode desenvolver uma maior individualidade, enquanto se vê mais solitário. Usufrui de maior independência, ao custo de menor senso de segurança...

O livro tem três partes, nas quais são desenvolvidos progres-sivamente os seguintes temas: a formação da identidade pessoal e social (interdependentes e indissociáveis); as características da sociedade contemporânea, globalizada, interconectada, tecnificada e pluralista; e as consequências dos processos sociais em curso para a saúde mental dos indivíduos. Uma obra definida pelo autor como “de divulgação científica”, que foge aos jargões acadêmicos e busca incluir o leitor nas reflexões que Ercy Soar vem desenvolvendo a partir de sua formação acadêmica e de sua prática clínica.

OS OUTROS QUE SOMOS: DILEMAS DA IDENTIDADE CONTEMPORÂNEA, Ercy Soar, Editora Unisul, à venda com o autor, no site da Editora Unisul, nas lojas e no site da Livraria Cultura, da Livraria Saraiva e da Livrarias Catarinense. Em Curitiba, está à venda na Livraria do Chaim.

Nenhum comentário: