28 março 2009

quartetos de beethoven


Os últimos quartetos para cordas de Beethoven são considerados por muitos críticos o ápice de sua obra, pelo menos da camerística. Escritos entre 1825 e 1827 (ano de sua morte), correspondem a um período em que Beethoven já estava completamente surdo e vivia só e amargurado, praticamente no ostracismo. Do ponto de vista formal, os quartetos tardios ultrapassam o romantismo e antecipam muitos aspectos da música contemporânea.




Kenneth e Valerie McLeisch (Guia do ouvinte de música clássica, Zahar, 1991) indicam a audição, entre os mais geniais desse período, do Op.132 (especial atenção ao III movimento - molto adagio); do op. 131; e da Grande fuga, op. 133.

Adendo. A HBO produziu, faz alguns anos, um seriado sobre a participação da Companhia Easy de paraquedistas, na II Grande Guerra: Band of Brothers. No episódio 9 -- "Por isso nós lutamos" -- os americanos chegam aos campos de concentração nazistas, e descobrem o maior horror da guerra. Nessa cidade, quatro músicos alemães reúnem-se na rua, em meio à destruição, e tocam um quarteto para cordas de Beethoven.


Nenhum comentário: