29 maio 2010

conexões virtuais e neurais - III

continuação deste post


Nesta terceira e última parte do artigo, vou retomar o tema da identidade. Ora, nossas funções cognitivas são inseparáveis daquilo que somos. Não há identidade sem memória e nossa personalidade é caracterizada em grande parte por nossos esquemas cognitivos: como vemos a nós mesmos, como enxergamos o mundo e como filtramos aquilo que ocorre em nossos relacionamentos com os outros.

O filósofo Thomas Metzinger, um dos respondedores da pergunta da Edge Foundation – como a Internet está mudando a maneira como você pensa? – focalizou exatamente o impacto da rede sobre a identidade. Os internautas, afirma ele, correm o sério risco de terem borrados os limites que desenham a própria identidade, perdendo-se numa “vasta e confusa selva midiática”. Para muitos cientistas sociais, as redes de relacionamento virtuais leva ao isolamento afetivo e a um prejuízo importante dos relacionamentos “reais”. A questão, entretanto, parece não aceitar fórmulas simplistas, e há argumentos que fazem pensar exatamente o contrário.


Num dos primeiros livros a analisarem o significado sociológico e psicológico da Internet, Life on the Screen (1997), Sherry Turkle analisa os impactos da rede sobre a noção de tempo e espaço, e sobre identidade pessoal, mostrando como ela muda as maneiras como pensamos, como lidamos com dinheiro, como exercitamos nossa sexualidade e nos relacionamos com outros. O grande risco estaria no quanto as pessoas podem se perder no espaço cibernético. Turkle estudou particularmente as comunidades virtuais onde as pessoas constroem personalidades imaginárias através das quais projetam e realizam fantasias de toda ordem. Segundo ela, podemos estar saindo de uma cultura do cálculo para outra da simulação. Não que isto seja necessariamente ruim, desde que não se trate o mundo virtual como um substituto da vida real, mas como uma alternativa ao mundo fora da tela do computador.

Outro pioneiro nesse campo de estudos foi Pierre Lévy, que viu no surgimento de um “ciberespaço” e no correspondente desenvolvimento de uma “cibercultura” potencialidades positivas para o processo civilizatório, ainda que elas contribuam decisivamente para a dissolução das tradicionais fronteiras tempo-espaciais. A tecnologia não é má por princípio, embora a sua utilização possa ser perniciosa. A Internet, sinaliza Lévy, nasceu do desejo de uma geração ampliar as possibilidades de comunicação e, ao mesmo tempo em que universaliza o conhecimento, proporciona e enfatiza a heterogeneidade.

Em suma, a Internet é o retrato acabado da sociedade contemporânea, esta mesma que não pode ser pensada sem os impactos da informática, das comunicações por satélite e dos avanços nos meios de transportes e da própria Internet. Ela amplia e dissolve, conecta e isola, amplia redes de relacionamento ao mesmo tempo em que pode funcionar como barreira para a intimidade e a proximidade física entre as pessoas. Novas formas de identidade são experimentadas, enquanto os referentes tradicionais de identidade tornam-se cada vez menos importantes, como as redes socias locais e familiares e os vínculos de inserção nas culturas locais.

Quando eu era um adolescente correspondia-me com jovens de outros países, pela curiosidade de conhecer o mundo. Era tudo difícil e demorado: cartas, envelopes, endereços, selos... Hoje, pessoas de todo o mundo conectam-se e formam comunidades de interesses na rede com a facilidade de um clic. Redes de relacionamento como Orkut, Facebook e Twitter permitem encontros inusitados e aproximam pessoas que, de outra forma, jamais se encontrariam. A socialização humana ampliou-se de tal maneira que já não podemos pensar a sociedade humana – e os meios de comunicação que lhe dão coesão – nos mesmos termos de poucas décadas atrás. Minha experiência de psicoterapeuta confirma o que vários estudos recentes apontam, que mais do que substituir a “vida real”, a Internet amplifica e complementa a socialização que ocorre fora dela. Pessoas mais sociáveis tenderão a repetir isto formando e mantendo maiores redes na net. Aqueles que são mais introspectivos e reservados tendem também a reproduzir isto na rede. Por outro lado, tudo leva a crer que as redes virtuais fazem cada vez mais parte da vida real das pessoas, e que a distinção entre uma e outra coisa perca gradualmente qualquer sentido.

A Internet será um marco na história da humanidade com conseqüências ainda mais importantes do que teve a disseminação da imprensa escrita. A Internet modifica nossos processos cognitivos pelo acesso ilimitado e imediato à informação, pela ampliação a níveis inéditos de nossas capacidades associativas, e por uma quantidade de estímulos que – quando não devidamente auto-limitados – podem sim levar o indivíduo a estados de saturação sensorial. Mais do que isto, ela modifica nosso senso de identidade, indissociável dos contextos relacionais.

Faz parte da natureza humana que tenhamos cultura, e fazem parte da cultura as ferramentas que construímos e utilizamos. Estas, por sua vez, nos determinam retroativamente. Se um dia nos vimos como guerreiros e caçadores, e outro dia fomos conquistadores de novos mundos, hoje somos internautas.

Nenhum comentário: