15 março 2007

The road to Escondido


A parceria entre JJ Cale e Eric Clapton é de longa data, e está marcada sobretudo pela gravação que este fez "Cocaine" na década de 70, canção escrita por Cale. O jeito tranquilo de Cale tocar e cantar também causou uma importante influência no estilo de Clapton. Não é sem razão que Cocaine é a música de abertura do DVD Crossroads: Guitar Festival (2005), gravado durante o enorme festival de blues que Clapton promoveu no Texas. Dele participa também JJ Cale, além de outros gigantes como BB King, Buddy Guy e Robert Cray.
Essa parceria é coroada agora com este CD, co-produzido por ambos. Quase todas as quatorze faixas de The road to Escondido são composições de JJ Cale, que aparece em primeiro plano nas interpretações. Clapton, desta vez, participa reverentemente como segunda guitarra, faz alguns solos e vocais. A única composição de Eric Clapton (interpretada por ele), Three Little Girls, não deixa dúvidas da autoria: uma canção para guitarra acústica ao estilo de Tears in Heaven. As músicas vão de baladas com sotaque bem country, como a faixa cinco, Sporting Life Blues, até faixas francamente blue-grass, como a seguinte, Dead End Road. Neste álbum está a última participação de Billy Preston, antes de sua morte. Ele é o genial tecladista que dá um show no DVD One more car one more rider, do mesmo Eric Clapton.

No site da Amazon é possível ouvir uma palhinha de cada faixa.


Um comentário:

jd disse...

Além da Amazon.com, também dá para ouvir o cd completo no "toca-fitas" do meu carro, pois ele está tocando lá há vários dias. O álbum está muito agradável de se ouvir.