19 abril 2007

A ciência do papa

Na falta de mais tempo e criatividade para escrever, reproduzo aqui o artigo que encontrei no blog do MaGenCo, sobre recentes declarações do ilustre papa, em vias de chegar nas bandas de cá, onde consegue fazer tanto sucesso, apesar de sua absoluta falta de carisma...


O papa no traço de Baptistão
UMA ROUPINHA MELHOR PRO PAPA

Ora, ora, temos que Sua Santidade escreve um livro por nome Jesus de Nazaré, afirmando que a evolução não pode, em certos aspectos e momentos, ser provada em laboratório (verdade que Jesus de Nazaré, que empresta o nome à obra, tampouco o pode - e em momento ou aspecto algum).
A conclusão, creio, seria de que, em não sendo provado o evolucionismo, restaria automaticamente provado o criacionismo, usando-se a chamada prova negativa, ou ilação inversa. Seja: em não se provando a existência dos canhotos, prova-se, ipso facto, a existência dos ornitorrincos. "Ora, mas sendo assim, vale tudo, e podemos, sem prejuízo, entregar nossas inteligências aos bons cuidados dos nossos vasos sanitários".
Existência não se prova através de não, mas através de sim. Há, na comprovação do evolucionismo, um corpo suficientemente robusto de "sim" para que, sem violação ao implacável rigor do método científico, seja heuristicamente lícito preencherem-se algumas pequenas e eventuais lacunas através da ilação. Ou, no mínimo, construírem-se a respeito teses epistemologicamente consistentes, à espera de comprovação, ou revisão.
Onde nada disso há é no sistema de crenças do Papa, 100% baseado na Fé, e não nos laboratórios — que reduzem a pó de traque praticamente tudo o que na Bíblia se afirma.
A Fé é, sim, respeitável. A Ciência é, sim, respeitável. A inteligência do sapiens, e o pensamento que dela emana, é sim, respeitável. O Homem é respeitável.
O que Sua Santidade podia fazer, para o bem de todos e a respeitabilidade geral da espécie, era parar de ficar pagando mico na TV, falando besteira à toa, sem sequer ter sido provocado. Também podia arrumar umas roupas mais decentes (quem sabe um outro Grande Líder Religioso emprestava-lhe umas gravatas...), que aquele longo de Mamãe Noel realmente não tá com muita coisa.
Se avexe, homem, ou, como se diz na Bahia, "se assunte!".

Marco Antonio Arantes, Doctor Eclesiae

Nenhum comentário: