14 abril 2007

Krishnamurti



Desenho feito com lápis sobre papel, de 1974. Trata-se do retrato de Krishnamurti, feito a partir de uma foto do filósofo quando jovem. Estive interessado em suas idéias quando era ainda adolescente. Abaixo, algumas informações sobre ele:

Jiddu Krishnamurti nasceu na Índia em 1895, e a partir dos treze anos de idade passou a ser educado pela Sociedade Teosófica, que o considerava o veículo para o "Instrutor do Mundo", cujo advento proclamavam. Krishnamurti logo emergiu como um poderoso, descompromissado e inclassificável instrutor, cujas palestras e escritos não estavam vinculadas a nenhuma religião específica, não sendo do Oriente nem do Ocidente, mas para o mundo todo. Repudiando com firmeza a imagem messiânica, em 1929 dissolveu dramaticamente a grande e rica organização que havia sido criada à sua volta, e declarou ser a verdade "uma terra sem caminhos", à qual nenhuma religião formalizada, filosofia ou seita daria acesso. (mais)


2 comentários:

Anônimo disse...

Muito interessante como ele estava em avanço...E como sempre um desenho de artiste...

Anônimo disse...

Adorei o assunto, estou completamente seduzida, pela maneira dele de pensar e ver as situações em si...compreendo o interese por ele, despertado em você.