19 outubro 2006

O Dr. Guimarães Rosa



Recebi de Magna Martins, a propósito do Dia do Médico, e acho que vale a pena compartilhar com vocês:

"Era o Doutor José Lourenço, do Curvelo. Tudo podia. Coração de Miguilim bateu em descompasso. Pra onde ele foi? Ah, foi pra vereda do Tipã, mas amanhã ele volta, de manhã, e disse, Miguilim, que você querendo, ele junto te leva pra cidade. Você mesmo quer ir, meu filho? (...) Vai, meu filho, vai, é a luz dos teus olhos que só Deus teve poder pra te dar. Vai. Fim do ano, a gente puder, faz viagem também. Um dia, todos se encontram."
Esse fragmento que tirei da memória e que, portanto, pode não estar totalmente de acordo com o texto original, é um dos episódios mais bonitos que já li em literatura. A miopia do personagem Miguilim é descoberta e revelada pelo médico de Curvelo. Após esse episódio, a vida do nosso doce menino nunca mais poderá ser a mesma. Os óculos emprestados do Doutor - bela metáfora do conhecimento - fazem com que Miguilim veja pela primeira vez o lugar onde mora, os detalhes do rosto de sua mãe, "a pele da terra", enfim, o menino constanta que o Mutum é realmente bonito - o que sempre fora uma dúvida capaz de angustiá-lo durante toda a narrativa, afinal, como o garoto só sabia, até então, ver o mundo com outros sentidos, sem o primado da visão perfeita, ele não poderia desfazer a péssima imagem do seu "mundo" herdada de sua mãe. Enfim, o médico, alter ego de Guimarães Rosa, media a travessia do pequeno Miguilim. Ele representa o olhar do "outro" que, por estar "de fora" e, sobretudo, por representar o conhecimento, a iluminação, "limpa" as vistas de Miguilim, vence sua "doença", faz com que o menino veja a sí mesmo e descubra que ele não cabe mais naquele lugar, assegurando, assim, a possibilidade de transcedência.

O trecho a que se refere Magna é do conto Miguilim, publicado originalmente no livro Corpo de Baile, do médico, diplomata e escritor João Guimarães Rosa, mais conhecido por sua obra-prima Grande Sertão: Veredas.

2 comentários:

Aluizio Amorim disse...

Ercy:

meus cumprimentos pelo Dia do Médico. Informo que já adicionei um link para o seu blog.

Abração do

Aluízio Amorim
http://oquepensaaluizio.zip.net

Ercy Soar disse...

Obrigado Amorim
Tenho visitado sempre o seu também.
Grande abraço.