16 fevereiro 2007

&

Recebi a dica deste site do colega médico e blogueiro MaGenCo. Trata-se de Sua Língua (que já está devidamente adicionado à lista de sites ao lado), editado por Cláudio Moreno que, se bem entendi, mantém também a Coluna O PRAZER DAS PALAVRAS, no Jornal Zero Hora.

Como eu utilizo com freqüência o caractere "&", tive a curiosidade de ver o que o professor escreveu sobre ele. Se lhe interessar, leia o resto da história no site indicado...

O SINAL "&"
Outro dia, um ilustre leitor (que não vou identificar, a pedido seu) me ligou para saber de onde veio o caractere &. Na ocasião, aproveitou para declarar sua revolta com a denominação de "e comercial", que considera "muito chinfrim para um sinal tão bonito, tão artisticamente caligráfico!", e pediu que eu investigasse se não poderíamos chamá-lo por outro nome. Como eu também sou fã do &, aceitei o desafio. Este sinal é uma espécie de monograma que foi criado em Roma para representar a conjunção latina et (a mãe de nossa conjunção aditiva E). Nos quinze séculos que vão de sua criação, um pouco antes de Cristo, até o desenvolvimento dos caracteres tipográficos, no Renascimento, seu formato passou por dezenas de reformulações que o deixaram visualmente desvinculado do traçado original. Calígrafos medievais e renascentistas propuseram belíssimas variações para o seu desenho, mas o desenvolvimento da contabilidade (e, conseqüentemente, dos livros contábeis) forçou sua padronização e simplificação para o & atual. Assim mesmo, em algumas famílias tipográficas ainda é possível distinguir as letras que o compõem; quem tem no computador fontes como Book Antiqua ou Garamond, por exemplo, basta escrever o & em itálico para ver nitidamente a letra E mesclada à letra T:

Book Antiqua

Garamond



Nenhum comentário: