25 fevereiro 2007

Processo de hominização


Na luta pela sobrevivência da espécie, o Homo sapiens teve mais êxito que o seu contemporâneo homem de Neandertal, entre outras possíveis razões, porque (a) possuia um lobo frontal mais desenvolvido, região responsável tanto pela organização social quanto pelo planejamento de atividades (por exemplo, ser capaz de armazenar alimentos para épocas de escassez); (b) foi capaz de desenvolver ferramentas para utilizar outras ferramentas (o que o diferencia dos grandes símios, que são igualmente capazes de usar ferramentas). Por exemplo, utilizar a linha com uma agulha. Esta capacidade está ligada a um maior desenvolvimento do lobo parietal inferior; (c) houve maior diferenciação entre os sexos, na divisão de tarefas e habilidades. A habilidade relacionada ao desenvolvimento da linguagem parece ter sido uma contribuição importante do sexo feminino (!!!).

As linhagens de humanos e chimpanzés, nosso parente mais próximo, se separaram aproximadamente há 4.1 milhões de anos, ou seja, a muito menos tempo do que se pensava anteriormente. Os estudos de Asger Hobolth da North Carolina State University levaram a esta nova estimativa do "tempo em que nos tornamos humanos," ou o tempo transcorrido desde que os descendentes de um ancestral comum se tornaram respectivamente humanos e chimpanzés, através da comparação estatística do DNA de regiões específicas dos genomas de humanos, chimpanzés e gorilas.

Outros


3 comentários:

Ercy Soar disse...

Dado o razoável número de acessos a este post nos últimos dias, a partir de Portugal, ficaria agradecido de saber a origem do interesse, e a opinião dos visitantes. Imagino que se trata de alunos de algum curso, ou algo assim. Estou correto? De qualquer maneira, deixo meu abraço aos amigos portugueses. (05/10/08)

s e s disse...

esta certessimo, correcto e melhor nao poderia estar. Somos as S e S do liceu e a parte que mais admiramos foi o cubo giratório.
Esta mesmo porreiro. Gostariamos aprender a fazer um cubo giratorório semelhante. Ensina nos please pa um trabalho. Se puderes responde a este comentario.

Obrigado,

Beijinhos das S e S..... :D

Ercy Soar disse...

S&S vocês são uma graça! Isto aqui é um elogio, viu?! Antes de mais nada obrigado por finalmente responderem. Olha que já faz tempo que aguardo esta singela explicação. Como prêmio, vou dar pra vcs uma exclusivíssima dica: o endereço do photocube, que é facílimo de usar: http://www.photocube3d.com/
Beijinhos pra vcs também.
PS. espero que ainda vejam minha resposta, pois a notificação do comentário foi para um email que pouco abro.