26 novembro 2006

A morte de Sócrates


Louis David, 1787. Óleo sobre tela, 130 x 196 cm, Metropolitan Museum of Art, New York
Ao lado de Poussin, Louis David é um dos mestres do classicismo francês do século XVIII que produziu grandes obras inspiradas em temas helênicos. Esta A morte de Sócrates é uma das mais conhecidas, e nela David transformou o que poderia ser apenas uma tocante cena de martírio num chamado à nobreza e ao auto-controle, mesmo em face da morte. Entre os discípulos que rodeiam Sócrates, Platão aparece, resignado e triste, de costas para o mestre, ao pé do leito.
Sócrates se opôs aos sofistas argumentando que existem parâmetros absolutos e transculturais de certo e errado, bom e mau. Pode ser considerado um dos fundadores da noção ocidental de sujeito, na medida que atribuiu à consciência individual a responsabilidade pelas opções éticas. Acreditou que o cosmos sustenta-se sobre a bondade, e que a pessoa boa não tem porque temer a morte. Abaixo, trecho do discurso que proferiu pouco antes de morrer (conforme o relato de Platão), após ter sido condenado à morte pelos cidadãos atenienses, sob a acusação de corromper a juventude. O método de execução foi incomum em seu tempo: tomar uma taça de cicuta.

Aqueles que acreditam que a morte seja algo ruim estão errados. Há boas razões para acreditarmos que a morte seja boa, e eis duas: ou a morte é um estado de nada, ou, como dizem, há uma mudança ou migração da alma deste para outro mundo. Se você supuser que não haja consciência, mas um sono como quem dorme sem ser incomodado por sonhos, a morte será um indizível benefício. Mas se a morte for jornada a outro lugar, e lá, como dizem, todos os mortos são bons, o que daria um homem para poder conversar com Hesíodo e Homero?... A hora de partir chegou, e seguiremos nossos caminhos – eu o da morte, vocês o da vida. Qual o melhor, apenas Deus sabe.


Um comentário:

Anônimo disse...

Esse texto é ótimo pois a tela sigere a cena teatral com representação plástica minuciosamente trabalhada,como fotografia.O tema resgata passagem histórica da Grécia Clássica pelos filósofos da época.